segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Reino de Kush

O Reino de Kush
Dentre os reinos núbios, um merece destaque: Kush (ou Cush). Não se sabe ao certo quando surgiu o reino de Kush, mas documentos egípcios já citam os kushitas desde o século 20 a.C. A primeira capital de Kush teria sido Kerma, na região da terceira catarata do Nilo, mas a capital kushita mais importante foi Napata, próxima da quarta catarata do Nilo. Muitos arqueólogos supõem que a transferência da capital para uma região mais ao sul foi uma forma de os kushitas se afastarem da ameaça egípcia.

Num revés da história, ainda pouco compreendido, mas ligado ao enfraquecimento do Egito, causado por disputas políticas internas, em 713 a.C. o rei kushita Shabaka invadiu e controlou o Egito, iniciando assim a 25ª Dinastia. No Antigo Testamento, encontramos várias citações sobre os temíveis guerreiros negros do império kushita.

Contudo, em sua expansão pelo delta do Nilo, os kushitas entraram em contato com guerreiros ainda mais poderosos: os assírios (da Mesopotâmia). O rei assírio Assaradão tentou conquistar o Egito governado pelos kushitas, mas foi derrotado. Seu sucessor, Assurbanipal, no entanto, ocupou o delta do Nilo em 663 a.C.

A partir de então os kushitas se retiraram para o sul e mantiveram o controle sobre a Núbia, a partir de Napata. A fim de se afastarem ainda mais dos conflitos do território egípcio, os kushitas transferiram sua capital para Méroe (século 6 a.C.), ainda mais ao sul. Essa cidade era um dos mais importantes entrepostos comerciais entre a África e o mar Vermelho, além de possuir ricas minas de ferro. (A tecnologia de fundição do ferro é uma das principais características dos povos africanos dessa região. Aliás, quando os portugueses chegaram à África, no século 15 d.C., aprenderam com os africanos como fundir ferro de maneira mais eficiente.)

Enquanto o Egito foi sucessivamente conquistado por assírios, persas, macedônicos e romanos, o reino de Kush (a partir de então também conhecido como reino Meroíta) manteve sua independência por mais 9 séculos (alguns historiadores falam em 8 séculos), controlando várias rotas comerciais que ligavam o interior da África ao mar Vermelho, e ainda mantiveram relações amistosas com os faraós da linhagem macedônica(ptolomaicos).

Quando os romanos conquistaram o Egito e não conseguiram submeter os kushitas, cortaram o comércio kushita com o Oriente Médio e o Mediterrâneo, o que levou Méroe a uma progressiva crise econômica. No século 4 d.C., a já decadente Méroe foi conquistada por povos vindo do Chifre da África (ou península Somali): os axumitas.
Érica Turci*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u206.jhtm

35 comentários:

  1. Gostei da historia do Reino de Kush ;muito legal.
    Ass:Paula Maria
    6 ano 'A'
    CP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acontece que se escreve cuxe,nao kush.

      Excluir
    2. Tem vários jeitos de se escrever "kush" também é aceito ^^

      Excluir
  2. Tia você é LINDA!!!!!!!
    e o texto é muito bom! Valeu. Bjs....

    ResponderExcluir
  3. Julia Queiroz / 6ºano "A" / Colégio Purificação

    Professora, parabéns o seu texto é muito interessante pois apesar de ser uma história recente nos livros (cerca de 10 anos) esse texto mostra muito sobre a história do Reino de Kush.

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o texto muito bom e me ajudou a compreender melhor sobre a Núbia

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto ,ele pode mim ajuda muito nos estudos da sua matéria ... Parabéns

    Ass: PAULA MARIA
    6 ANO 'A'
    COLEGIO PURIFICAÇÃO

    ResponderExcluir
  6. Obrigada professora, agora vai ficar mais fácil de estudar para prova com esses textos que também são muito interessantes.

    Wedna 5ª serie 6º ano B

    ResponderExcluir
  7. Oi Professora Fabiana, muito interessante o texto sobre o Reino de Kush.

    Ass: Rafael Ramos teles
    6° ano B
    Colégio Purificação

    ResponderExcluir
  8. Professora Fabiana,o texto é muito legal e deu pra eu esclarece melhor

    Martins
    Colegio Purificacão 6 ANO B

    ResponderExcluir
  9. prof gostei muito do texto sei que vai me ajudar na prova
    gabrielli 6° ano b

    ResponderExcluir
  10. Bem legal, achei muito bom isso! Obrigada minha professora passou essa matéria hoje. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oooi professora, muito interessante essa História...
    Me ajudará muuuito nas provas!!!

    Maria Júlia/ 6º ano A/ Colégio Purificação

    ResponderExcluir
  12. foi utiu p a prova de historia
    ass: Matty 6 D

    ResponderExcluir
  13. Tenho qi fazee um trabalho de história p/ 11/04/2012 . Sobre o REINO DE KUSH . valeuu # @ $ ass: IGOR 6°E "skola Nova Carapina /ES/sn/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom,porém não há a informação de que kush é na verdade irmão de sangue de Mizraim que fundou o Egito,ambos são negros e filhos de Cam,que era o filho negro de Noé,fato que agora é muito reconhecido.(gênesis.10:06)

    ResponderExcluir
  17. eu gostei mas ñ me ajudou em nada

    6ªA da escola logus!

    ResponderExcluir
  18. eu sou inteligente mas não intendi nada desse texto!

    obrigado quem escreveu!

    estudo na escola logus

    meu nome é julia e sou do 6ª ano A

    ResponderExcluir
  19. lalalalalalalalallalalalalallalalalallalala




    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  20. Gostei da história do reino de Kush
    Gustavo 6 ano b Colégio Nossa Senhora das Graças
    Fortaleza/Céara

    ResponderExcluir
  21. òtima história do reino kush!!!
    DouglasE. 7ºAno B - C.Multiplicação , Simões Filho /BA

    ResponderExcluir
  22. NOSSA TODOS ESTUDAM NO COLEGIO PURIFICACAO,SO EU QUE ESTUDO NA 11 MELHOR ESCOLA DA AMERICA LATINA!!!!!!!!!!!!!!!O COLEGUIUM

    ResponderExcluir
  23. Queria saber o território período política Cultura etc..😕😕

    ResponderExcluir
  24. Queria saber sobre Egito do Reino de kush😢😢😢🤤🤤🤤🤤😵😵😨

    ResponderExcluir